terça-feira, 7 de julho de 2009

Receita prevê para 2009 primeira queda da carga tributária desde 2003


A crise econômica deve provocar em 2009 a primeira redução na carga tributária desde 2003, de acordo com previsões da Receita Federal divulgadas nesta terça-feira.

Em 2008, a carga tributária brasileira bateu novo recorde histórico e chegou a 35,8% do PIB(Produto Interno Bruto), segundo números divulgados hoje pela Receita. O dado compara a arrecadação tributária do ano passado com a soma de todas as riquezas produzidas no país no mesmo período.

Neste ano, devem pesar sobre a carga as desonerações promovidas pelo governo federal e a menor lucratividade das empresas.

Nos cinco primeiros meses do ano --último dado disponível--, foram arrecadados R$ 270 bilhões, queda real de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

"Os dados do primeiro semestre sinalizam nessa direção. E o último desejo do governo seria um aumento de carga em um ano de crise", disse o coordenador-geral de estudos da Receita, Marcelo Lettieri.

Nos 15 anos desde a implantação do Plano Real, só houve redução da carga tributária em 1996 e 2003, que também foram anos de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário