sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O QUE É UM VEREADOR?

É um representante político que opera no domínio dos municípios, igual à forma de governo constitucional na Câmara, a nível legislativo. É eleito por voto direto e simultâneo em todo país, seu mandato tem a duração de quatro anos. Para concorrer ao mandato de vereador precisa-se ter a idade legal mínima de 18 anos. Suas Funções principais são: Legislativa, Deliberativa e Fiscalizadora.
O mais antigo agente político do país, começou a atuar em 1.532 com a criação da Câmara Municipal de São Vicente e é o principal intermediário entre o povo e o Executivo.
Ao contrário do deputado estadual, que exerce suas atividades na capital do Estado, ou do federal, que as exerce em Brasília, o vereador age na comunidade, aos olhos dos eleitores. Daí vem a força de sua representatividade. Representa menos cidadãos, MAS O REPRESENTA MUITO MAIS.
Diante das exposições apresentadas, e da importância do papel do vereador, repudia-se aqui, o desdenho que irresponsáveis meios de comunicação tratam os vereadores ilheenses, comprometidos esses com nossa sociedade. Quero saber se além de “patetas” o são também os 2.287 eleitores que votaram e permanecem fiéis com Tarcísio Paixão, os 1.623 eleitores que depositam confiança em Dinho Gás e os 1.364 eleitores que acreditam em Valmir Freitas? O são “patetas” por lutarem pela patrulha mecânica? O são “patetas” por querem melhorias para Inema, Nossa Senhora da Vitória, Salobrinho, Banco da Vitória, Vilela, Hernani Sá, Pontal, Barra, Banco central, enfim, todos os bairros e distritos ilheenses?
Pois é amigos, estar de fora de todo processo construtivo desses edis, e aproveitar-se do anonimato para tentar desprestigiar não só o papel desenvolvido desses nobres vereadores, como também de todo Poder Legislativo, consiste numa ação covarde e no mínimo desatinada.
Portanto, patetas não, e sim, profícuos edis, comprometidos com o bem-estar de toda comunidade de são Jorge dos Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário